Endomarketing Digital - Melhore a comunicação interna da sua empresa


endomarketing_digital.png

 

Sabemos que a tecnologia mudou a forma como gerenciar uma empresa. O uso da internet é imprescindível durante a jornada de trabalho. E por que não fortalecer a comunicação interna por meios digitais? Pois é. Muitos líderes esquecem ou acabam deixando de lado que o colaborador deve ser visto como o primeiro cliente.

 

De forma a valorizar a comunicação com todos e contar com a contribuição de cada um, a empresa pode investir no endomarketing digital, também conhecida como marketing interno. Esse é um setor administrativo que deixa o colaborador exatamente como um cliente interno da empresa.

 

As atitudes adotadas no dia a dia devem estar de acordo com a essência da empresa. Afinal, as regras e normas estabelecidas contribuem para hábitos da sua cultura corporativa, que estão diretamente ligados à identidade (com a empresa deseja ser vista) e à imagem (percepção que as pessoas têm sobre a empresa).

 

Mas, como fazer isso?

 

Alinhando todas estratégias com o setor de Recursos Humanos e o setor de Comunicação Interna e Marketing como objetivo de gerar engajamento dos colaboradores. Para isso, é necessário trabalhar com transparência. Todos devem compreender a missão, os valores e o papel de cada um na contribuição da empresa.

 

Algumas atitudes podem fazer a diferença e ajudam a construir o endomarketing digital, veja quais:
 

Blog

Os blogs são um excelente canal para manter todos atualizados e disseminar a comunicação interna. As informações podem ser repassadas com uma linguagem simples e objetiva, além de permitir que os colaboradores deem retorno do conteúdo.
 

Vídeos

Os vídeos se tornaram uma forma rápida de entretenimento, além de proporcionar bons conteúdo para quem demonstra interesse. Assim como o blog, a utilização de vídeos podem aproximar diferentes setores e facilitar essa comunicação entre todos.
 

E-mail marketing

Um recurso bastante utilizado é o envio de e-mails, pois permite que um setor informe suas ações para os demais. Ou seja, todos ficam por dentro das novidades e acompanham os avanços de cada setor da empresa.
 

Rede Social Corporativa

Assim como Facebook e Instagram, é possível ter uma rede social somente com colaboradores. Uma forma de interagir além do ambiente corporativo e de modo descontraído.
 

Faça uma pesquisa interna

Os colaboradores são as primeiras pessoas que podem indicar as principais melhorias que podem ser feitas no ambiente corporativo. Então, esteja sempre atento ao que eles têm a propor e busque soluções na prática para que todos estejam satisfeitos.
 

Acredite na sua equipe

Monte uma equipe de pessoas que demonstram ter potencial para alavancar sua empresa. Depois, delegue as funções e confie na capacidade individual de cada um. Lembre-se que a palavra principal aqui é: confiança.
 

Melhore o ambiente digital

De nada adianta realizar todos esses processos e não fornecer equipamentos (computadores, laptops, smartphones, entre outros) e suportes para que todos possam trabalhar bem. Disponibilize recursos para que cada um tenha uma produção excelente e de qualidade.
 

Bônus: Seja além do digital

Motive sua equipe além do ambiente digital. Converse, esteja aberto à novas ideias, promova palestras sobre assuntos atuais e relevantes, patrocine cursos da área e outras formas para atrair o colaborador. Além de promover atividades externas para aumentar a interação do grupo, como: comemorações pontuais, práticas esportivas, passeios pelo estados, trilhas em grupo e outros.
 

Projetando o Endomarketing Digital

Agora que você sabe como o endomarketing digital pode fazer diferença na sua empresa, é o momento de investir. O primeiro passo é desenvolver por meios que já dispõe, por exemplo, avisos por e-mail.

A partir disso, planeje a produção de conteúdos para blog, vídeos e outros meios digitais que achar relevante. Logo, você verá os resultados surgirem e o estímulo aparecer na contribuição no engajamento por parte de todos.

Se precisar de alguma ajuda na produção de conteúdos ricos, entre em contato e te mostramos como podemos ajudar sua empresa.

 

Por: Mikaele Tavares

| Facebook

| Instagram @alfamaweb