Sabemos que a tecnologia mudou a forma como gerenciar uma empresa. O uso da internet é imprescindível durante a jornada de trabalho. E por que não fortalecer a comunicação interna por meios digitais? Pois é. Muitos líderes esquecem ou acabam deixando de lado que o colaborador deve ser visto como o primeiro cliente.
De forma a valorizar a comunicação com todos e contar com a contribuição de cada um, a empresa pode investir no endomarketing digital, também conhecida como marketing interno. Esse é um setor administrativo que deixa o colaborador exatamente como um cliente interno da empresa.
As atitudes adotadas no dia a dia devem estar de acordo com a essência da empresa. Afinal, as regras e normas estabelecidas contribuem para hábitos da sua cultura corporativa, que estão diretamente ligados à identidade (com a empresa deseja ser vista) e à imagem (percepção que as pessoas têm sobre a empresa).
Mas, como fazer isso?
Alinhando todas estratégias com o setor de Recursos Humanos e o setor de Comunicação Interna e Marketing como objetivo de gerar engajamento dos colaboradores. Para isso, é necessário trabalhar com transparência. Todos devem compreender a missão, os valores e o papel de cada um na contribuição da empresa.
Algumas atitudes podem fazer a diferença e ajudam a construir o endomarketing digital, veja quais:
Os blogs são um excelente canal para manter todos atualizados e disseminar a comunicação interna. As informações podem ser repassadas com uma linguagem simples e objetiva, além de permitir que os colaboradores deem retorno do conteúdo.
Os vídeos se tornaram uma forma rápida de entretenimento, além de proporcionar bons conteúdo para quem demonstra interesse. Assim como o blog, a utilização de vídeos podem aproximar diferentes setores e facilitar essa comunicação entre todos.
Um recurso bastante utilizado é o envio de e-mails, pois permite que um setor informe suas ações para os demais. Ou seja, todos ficam por dentro das novidades e acompanham os avanços de cada setor da empresa.
Assim como Facebook e Instagram, é possível ter uma rede social somente com colaboradores. Uma forma de interagir além do ambiente corporativo e de modo descontraído.
Os colaboradores são as primeiras pessoas que podem indicar as principais melhorias que podem ser feitas no ambiente corporativo. Então, esteja sempre atento ao que eles têm a propor e busque soluções na prática para que todos estejam satisfeitos.
Monte uma equipe de pessoas que demonstram ter potencial para alavancar sua empresa. Depois, delegue as funções e confie na capacidade individual de cada um. Lembre-se que a palavra principal aqui é: confiança.
De nada adianta realizar todos esses processos e não fornecer equipamentos (computadores, laptops, smartphones, entre outros) e suportes para que todos possam trabalhar bem. Disponibilize recursos para que cada um tenha uma produção excelente e de qualidade.
Motive sua equipe além do ambiente digital. Converse, esteja aberto à novas ideias, promova palestras sobre assuntos atuais e relevantes, patrocine cursos da área e outras formas para atrair o colaborador. Além de promover atividades externas para aumentar a interação do grupo, como: comemorações pontuais, práticas esportivas, passeios pelo estados, trilhas em grupo e outros.
Agora que você sabe como o endomarketing digital pode fazer diferença na sua empresa, é o momento de investir. O primeiro passo é desenvolver por meios que já dispõe, por exemplo, avisos por e-mail.
A partir disso, planeje a produção de conteúdos para blog, vídeos e outros meios digitais que achar relevante. Logo, você verá os resultados surgirem e o estímulo aparecer na contribuição no engajamento por parte de todos.
Se precisar de alguma ajuda na produção de conteúdos ricos, entre em contato e te mostramos como podemos ajudar sua empresa.